Funcionários públicos bloqueiam entrada de ministérios da Grécia

Funcionários públicos bloqueiam entrada de ministérios da Grécia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

Funcionários públicos gregos bloquearam nesta quinta-feira (29) vários ministérios, em Atenas, em protesto pelo novo rigor do plano de ajuste, afirmaram os sindicatos no dia em que a equipe de auditoria da União Europeia, do Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional deve revisar as contas do país.

Servidores de ministério na Grécia bloqueiam entradas nesta quinta-feira (29) (Foto: Reuters)

  "Várias organizações de trabalhadores ocupam a maioria dos ministérios e serviços", afirma um comunicado da Confederação de Sindicatos de Funcionários Públicos (Adedy),

"Estas ocupações acontecem em consequência do retorno dos credores e das medidas bárbaras decididas para cortar ainda mais os salários, introduzir tabelas de salários miseráveis, impor novos impostos e efetuar demissões em massa", completa a nota.   Na última visita ao país, analistas da União Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional constataram desajustes nas contas orçamentárias gregas.

Sob pressão, o governo socialista grego anunciou na semana passada uma série de medidas adicionais para 2011 e 2012, sobretudo a parada técnica de 30.000 funcionários até o fim de 2011, a redução das aposentadorias superiores a 1.200 euros mensais e a obrigação de pagar impostos para as pessoas com renda superior a 5.000 euros anuais.

A Grécia precisa de uma nova parcela de oito bilhões de euros, sobre um total de 110 bilhões concedidos em maio de 2010, para pagar as contas em outubro.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições