Fundo compra quantidade recorde de cacau

Fundo compra quantidade recorde de cacau

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:19

Um fundo de investimentos comprou na semana passada uma quantidade maciça de cacau, provocando um aumento recorde dos preços e uma polêmica sobre a especulação que afeta o mercado de alimentos, segundo informaram publicações da imprensa.   De acordo com informações de mercado relatadas pelo jornal Financial Times e pela agência Dow Jones Newswires, o fundo especulativo britânico Armajaro adquiriu na semana passada 240.100 toneladas de cacau.

Trata-se da maior quantidade de cacau entregue em 14 anos no mercado de alimentos londrino do NYSE Liffe, por um valor total de 1 bilhão de dólares.

Presidido por Anthony Ward, um ex-presidente da Associação Europeia de Cacau (que reúne os principais players do mercado), o fundo fez a compra através de várias corretoras e bancos que atuam nos mercados de commodities, entre eles o BNP Paribas.

Ao ser questionado pela AFP, Armajaro não quis fazer comentários.

Essa entrega corresponde, segundo Laurent Pipitone, chefe da Organização Internacional de Cacau (ICCO), a 7% da produção mundial de cacau, e 15% dos estoques mundiais, e 25% dos estoques europeus.

Apesar de ser perfeitamente legal, a operação contribuiu, segundo os profissionais do setor, para uma alta dos preços do cacau a um nível nunca alcançado em 33 anos, o que beneficiou a Armajaro, que pôde vender o produto a um preço maior.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições