Gabrielli diz que ainda não há decisão sobre alta da gasolina

Gabrielli diz que ainda não há decisão sobre alta da gasolina

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:48

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse na noite desta quinta-feira, que a estatal não tem nenhuma decisão sobre o aumento no preço da gasolina. Entretanto, voltou a afirmar que, se os preços do petróleo no mercado internacional se mantiverem no nível atual, "teremos, provavelmente, que reajustar" os preços praticados no mercado interno.

Segundo ele, é necessário aguardar um cenário de estabilização para que ocorra qualquer alteração nos preços. "Temos uma série de variáveis que, neste momento, impedem uma decisão."

Ele cita, por exemplo, a taxa de câmbio, a taxa de juros, o preço do petróleo e o custo de etanol (que é adicionado à gasolina).

Sobre a fala do ministro Guido Mantega (Fazenda) ontem, que negou uma possível alta da gasolina horas depois de Gabrielli haver sinalizado que isso poderia ocorrer se os preços do petróleo se mantiverem altos, o presidente da Petrobras afirmou que a declaração é correta.

"O ministro Guido Mantega disse que a Petrobras não tem nenhuma decisão sobre aumentar o preço da gasolina. E é absolutamente correto. É exatamente o que tenho dito", afirmou Gabrielli.

"O que eu disse é que nós ainda não temos condição de ter decisão de preços, porque não temos certeza se eles ficarão nos patamares atuais."

De acordo com o presidente da Petrobras, a companhia segue há oito anos uma política de não alterar o preço da gasolina e do diesel no curto prazo. "Isso [o aumento] ocorre quando há um determinado nível de preço internacional do combustível."

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições