MENU

Gafisa, Cyrela e Lopes vencem Top Imobiliário

Gafisa, Cyrela e Lopes vencem Top Imobiliário

Atualizado: Sexta-feira, 13 Maio de 2011 as 12:01

SÃO PAULO - Foram conhecidos ontem à noite em São Paulo, em evento no Terraço Daslu, os vencedores do Prêmio Top Imobiliário, promovido em parceria pelo Grupo Estado, a Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp) e o Sindicato da Habitação (Secovi-SP). No segmento das construtoras, a vencedora foi a Gafisa, seguida da Even e da Cyrela Brazil Realty. Entre as incorporadoras, venceu a Cyrela, seguida da Gafisa e da Even. E, no segmento de vendas, venceu a Lopes, com a Abyara Brokers em segundo e a Habitcasa em terceiro. O empresário Elie Horn, fundador da Cyrela Brazil Realty, foi eleito a personalidade do ano.

O Top Imobiliário foi criado pelo Grupo Estado em 1993, com o objetivo de reconhecer a importância e acompanhar o desempenho do mercado imobiliário da Grande São Paulo - o maior do País -, e também de focalizar as empresas de destaque no setor. Há mais de mil companhias atuantes nesse mercado. Para identificar as vencedoras, o prêmio utiliza o ranking produzido pela Embraesp desde 1977, com base em pesquisas na região metropolitana de São Paulo.

O prêmio contempla os três principais segmentos em que se dividem as atividades do setor - incorporação, construção e vendas - e seleciona as dez empresas que lideram o ranking da Embraesp. O ranking leva em conta itens como número de lançamentos, total de unidades, metragem construída e volume geral de vendas (VGV). Há ponderações distintas para cada segmento. Para as construtoras, por exemplo, pesa mais o critério de metro quadrado construído. Já para as vendedoras, é o VGV que tem maior expressão na pontuação final.

Há quatro anos, o Top Imobiliário introduziu uma premiação específica para o profissional que mais contribuiu para o desenvolvimento do setor, o de Personalidade do Mercado Imobiliário. Nesse caso, a votação é aberta pela internet e, neste ano, foi encerrada no dia 2 de maio, com a vitória de Elie Horn.

Os vencedores das edições anteriores foram, em 2007, Romeu Chap Chap, dono da construtora que leva seu sobrenome e liderança reconhecida do setor. Em 2008, o premiado foi o engenheiro Ricardo Yazbek, dono da Incorporadora Yazbek e vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção. No ano seguinte, o vencedor foi o engenheiro civil Odair Senra, diretor de Relações Institucionais da Gafisa e vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo. No ano passado, foi a vez do empresário João Rossi Cuppoloni, um dos sócios-fundadores da construtora e incorporadora Rossi.

veja também