Geithner pede que Congresso aumente limite de endividamento

Geithner pede que Congresso aumente limite de endividamento

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

WASHINGTON - O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, disse ao Congresso do país que o governo não vai mais ser capaz de investir integralmente em aposentadoria federal e fundos para incapacitados à medida que os EUA se aproximam do limite de endividamento.

Autoridades do Tesouro calcularam no mês passado que hoje, 16 de maio, seria o dia em que o governo atingiria o limite de US$ 14,294 trilhões e disseram que tomariam medidas para evitar que o país exceda esse teto. Uma autoridade afirmou que o limite deve ser atingido quando o Tesouro concluir uma operação de US$ 72 bilhões em dívida nova leiloada na semana passada.

"Eu tenho escrito para o Congresso em ocasiões anteriores sobre a importância de uma ação rápida para aumentar o limite de endividamento com o objetivo de proteger a fé e o crédito dos Estados Unidos e evitar consequências econômicas catastróficas para os cidadãos", disse Geithner em uma carta ao Congresso. "Eu novamente peço ao Congresso que aja para aumentar o limite de dívida estatutário assim que possível."

Geithner afirmou que o Tesouro será incapaz de investir no Fundo de Serviço Civil para Aposentadoria e Incapacidade e no Fundo de Títulos do Governo do Sistema de Aposentadoria dos Empregos Federais. O governo já parou de emitir séries de títulos de governos locais e estaduais, conhecidos como SLGS. Essa medida pode tornar mais difícil para estados e cidades a emissão de dívida.

Republicanos e alguns democratas afirmam que qualquer elevação no limite de endividamento do governo precisa ser acompanhado por trilhões de dólares em cortes de gastos. As informações são da Dow Jones.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições