MENU

Geithner prega trabalho conjunto para recuperar confiança na economia

Geithner prega trabalho conjunto para recuperar confiança na economia

Atualizado: Quarta-feira, 24 Fevereiro de 2010 as 12

O Congresso e o governo do presidente Barack Obama devem trabalhar juntos para recuperar a confiança na economia dos Estados Unidos, a começar por uma legislação que encoraje a criação de empregos, disse o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, em depoimento ao Comitê de Orçamento da Câmara sobre a proposta do orçamento do ano fiscal 2011.

"O papel de Washington deve ser o de criar condições ótimas para que as pequenas e grandes empresas cresçam, inovem e criem empregos", afirmou Geithner em discurso preparado. Geithner disse que o país ainda se encontra no meio "de um dos períodos de maior desafio de sua história".

As autoridades devem tomar os passos necessários para criar trabalho com melhor remuneração e mais emprego, para encorajar a continuidade do recém-iniciado crescimento econômico visto nos meses recentes.

"Devemos restaurar a confiança na resistência da economia e estamos tomando as medidas para garantir um crescimento sustentado daqui em diante, que seja compartilhado de modo mais abrangente entre os americanos", observou.

Déficit

Timothy Geithner afirmou que os EUA devem resolver questões relacionadas à posição fiscal de longo prazo do país, eventualmente reduzindo os déficits insustentáveis que são atualmente previstos.

Em depoimento ao Comitê de Orçamento da Câmara sobre a proposta do orçamento do ano fiscal 2011, Geithner advertiu, no entanto, que as autoridades devem primeiro garantir que a economia esteja no caminho certo.

Segundo ele, movimentos abruptos de corte nos gastos e déficits reduzidos podem favorecer a volta das dificuldades econômicas dos anos recentes. "Defender cortes profundos e imediatos pode prejudicar o crescimento, exacerbar os desafios fiscais", disse.

veja também