MENU

Governo autoriza Correios e casas lotéricas a operarem câmbio

Governo autoriza Correios e casas lotéricas a operarem câmbio

Atualizado: Quinta-feira, 24 Fevereiro de 2011 as 5:01

As casas lotéricas e as agências dos Correios foram autorizadas, nesta quinta-feira, a fazer operações de câmbio. Com a autorização, as casas poderão comprar e vender moeda estrangeira no limite de US$ 3.000 por operação. No mesmo limite, poderão fazer transferência de dinheiro para o exterior.

A decisão foi tomada pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), formado pelos ministros da Fazenda e do Planejamento e pelo presidente do Banco Central.

A autorização não exige que todas as casas lotéricas e agências dos correios sejam correspondentes cambiais, como denominou o Banco Central. Aquelas que tiverem interesse poderão fazer um contrato com um banco, como se fossem um correspondente bancário.

Na mesma decisão, o governo autorizou as agências de turismo que já operam com compra e venda de moeda estrangeira a operar também com transferências internacionais. Dessa forma, eles poderão ser usados por pessoas que queiram enviar dinheiro ao exterior ou receber.

O chefe da gerência executiva de câmbio do BC, Geraldo Magela, explicou que as medidas foram tomadas para aumentar o número de instituições no Brasil com autorização para operar com moeda estrangeira. A preocupação do governo é que não falte prestadores de serviços nessa área durante a Copa do Mundo de 2014, quando o país deve receber mais visitantes estrangeiros.

Por Juliana Rocha

veja também