Governo estuda forma de dilatar prazo de pagamento de tributos, diz Mantega

Governo estuda forma de dilatar prazo de pagamento de tributos, diz Mantega

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Governo estuda forma de dilatar prazo de pagamento de tributos, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira, dia 28 de outubro, durante encontro com empresários, em um evento da Confederação Nacional Indústria (CNI), que o governo estuda uma forma de dilatar, temporariamente, o prazo para o pagamento de tributos federais.

O anúncio foi feito depois que o presidente da entidade, Armando Monteiro Neto, pediu a ampliação para o recolhimento de tributos diante da crise. A medida, segundo Monteiro Neto, iria ajudar a aumentar o capital de giro das empresas em um momento de restrição de crédito por parte dos bancos.

Já o ministro lembrou que qualquer decisão no sentido de dilatar os prazos para o pagamento de impostos precisa ser analisada pela ótica do impacto fiscal, já que a crise trará ao governo redução na arrecadação de impostos.

O ministro enfatizou que o governo tem adotado uma "postura adequada" diante da crise, mas as medidas demoram a ser implementadas, pois precisam ser analisadas do ponto de vista legal, tanto por ele quanto pelo presidente do Banco Central, Henrique Meirelles.

Mantega reafirmou, ainda, que o governo não abandonou a reforma fiscal, em tramitação no Congresso Nacional, como uma das formas de modernizar a economia. "Eu me empenhei pessoalmente. Eu desengavetei essa reforma. Coloquei-a como prioridade. O presidente Lula também, pelo impacto positivo que teria na economia brasileira", disse.

Dirigindo-se ao senador Tasso Jereissati, que também participava do debate, Mantega disse que admitia que fazer uma reforma no sistema tributário é difícil, ainda mais num ano eleitoral.

"Pela disposição que eu vejo do senador Tasso, acho que a gente irá aprovar esse reforma o mais rápido possível", disse o ministro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições