MENU

Governo estuda medidas para dar competitividade à indústria

Governo estuda medidas para dar competitividade à indústria

Atualizado: Quarta-feira, 4 Maio de 2011 as 4:37

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Márcio Holland, disse nesta quarta-feira que o governo estuda um conjunto de medidas de defesa comercial e tributária. Segundo ele, as medidas "vão dar um ganho de competitividade para a indústria".

Essas medidas serão incluídas na segunda fase da PDP (Política de Desenvolvimento Produtiva). A PDP foi criada em maio de 2008 para ajudar a indústria nacional durante a crise financeira. A principio ela iria funcionar até 2010.

Uma das medidas que será incluída na nova versão do PDP é a criação de uma central de valoração aduaneira comandada pela Receita Federal. A ideia é reforçar o combate a fraudes no comércio exterior, como o subfaturamento nas importações. Holland disse que a aduana precisa ser reforçada em três pontos principais: pessoal, técnica e tecnologia.

"Devemos aperfeiçoar nossas aduanas, fazendo uma central de valoração aduaneira, que é uma central de gestão de risco. Hoje um dos problemas maiores que a gente tem de competitividade é um problema de valoração ou subfaturamento e eu acho que tem que reforçar a aduana nesse sentido", declarou.

Outra ação que deve ser tomada pelo governo no sentido de fortalecer a indústria é a devolução dos créditos ao setor exportador.

veja também