Com investimentos de R$ 34 bilhões até 2010, o governo lançou ontem, dia 3 de setembro, a Estratégia Brasileira de Exportação. O objetivo é ampliar a participação das vendas externas para 1,25% das exportações mundiais.
O programa também prevê o aumento em 10% do número de micro e pequenas empresas exportadoras. Com a estratégica, a quantidade de micro e pequenas empresas que vendem para o exterior saltaria dos atuais 11 mil para 12,1 mil.
O plano é resultado da articulação de 40 órgãos federais, que elaboraram a nova política nos últimos quatro meses. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), foram retiradas as superposições de iniciativas (ações iguais desenvolvidas por mais de um órgão).
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) está desenvolvendo indicadores para estabelecer prazo de execução das ações. A cada três meses, será divulgado um relatório com as ações já executadas.
Foi elaborado ainda um inventário, distribuído aos empresários, com as ações de estímulo à exportação desenvolvidas por órgãos federais. Segundo o secretário de Comércio Exterior do ministério, Welber Barral, o objetivo é dar mais transparência aos programas do governo e superar o desconhecimento dessas ações pelo setor privado.
A elaboração da estratégia estava prevista desde o lançamento da Política de Desenvolvimento Produtivo, em maio. "Naquela ocasião, estabelecemos metas, mas não dizemos como chegaríamos até lá", disse Barral.
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