Governo vai ditar ritmo da produção no pré-sal, diz ANP

Governo vai ditar ritmo da produção no pré-sal, diz ANP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:16

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, disse nesta quarta-feira que, por meio do modelo de partilha da produção, o governo vai administrar o ritmo da produção petrolífera no pré-sal, de modo a "sintonizá-la com o desenvolvimento da indústria que vai corresponder à demanda gerada por essa produção".

Nas últimas semanas, tem havido polêmica com relação à capacidade da indústria brasileira de produzir os equipamentos e máquinas que serão necessários à exploração do pré-sal.

Segundo Lima, no modelo atual de concessão, a União não pode ditar o ritmo de extração das empresas que detêm o direito de produção dos poços, já que elas são proprietárias do óleo. "Só mesmo mudando o marco regulatório", disse, lembrando que, no sistema de partilha, a União é a proprietária do petróleo.

O diretor-geral da ANP fez os comentários na abertura do 1º Seminário Brasileiro do Pré-Sal, realizado pelo Ministério de Minas e Energia e pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições