Grandes empresas empregam mais e têm funcionários mais qualificados

Grandes empresas empregam mais e têm funcionários mais qualificados

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:41

RIO - Apesar de representarem apenas 0,4% do total de empresas e organizações listadas no Cadastro Central de Empresas 2009 (Cempre), as grandes companhias absorvem 42,6% do pessoal assalariado no País. Na ponta oposta, as microempresas, que representam 88,9% do total do Cempre, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), empregam 14,8% da mão de obra assalariada e possuem o menor índice de trabalhadores assalariados com nível superior, apenas 4,7% do total.

As grandes empresas concentram a maior quantidade de empregados com diploma universitário, 57,7% dos trabalhadores formados, sendo que um em cada cinco desses funcionários está empregado no setor da indústria da transformação.

A presença masculina foi marcadamente maior do que a feminina, sobretudo nas empresas de grande e médio porte, onde os homens eram 68,2% da força de trabalho, contra 31,8% de mulheres. Nas pequenas, eram 61,1% de homens, contra 38,9% de mulheres. Nas microempresas, a proporção caía para 54,9% de funcionários do sexo masculino e 45,1% do sexo feminino.

Em 2009, as pequenas empresas foram responsáveis pela contratação de 24,3% da força de trabalho do País, enquanto as médias empregam 18,3%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições