Haverá decisões difíceis para conter dívida após eleições, diz Obama

Haverá decisões difíceis para conter dívida após eleições, diz Obama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:13

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta segunda-feira (13) que Washington enfrentará decisões difíceis para conter sua crescente dívida. Ele espera que democratas e republicanos declarem um cessar-fogo após as eleições legislativas a fim de trabalharem juntos na resolução dos problemas. A dívida norte-americana e o déficit orçamentário anual superior a US$ 1 trilhão são dois dos maiores problemas que desafiam parlamentares. Democratas e republicanos divergem bastante sobre como resolvê-los. "Vamos ver se republicanos e democratas podem se juntar e tomar algumas decisões difíceis -- e elas vão ser decisões difíceis", afirmou Obama.

Os dois partidos discordam sobre se devem estender os cortes de impostos implementados no governo Bush que expiram no fim deste ano.

Os republicanos querem que todos créditos sejam estendidos, enquanto os democratas buscam limitá-los a famílias cuja renda seja inferior a US$ 250 mil anuais.

Obama tem frequentemente travado disputas com oponentes republicanos no Congresso norte-americano e tem estado na mira das críticas. Contudo, o presidente acredita que, passada a eleição, haverá a possibilidade de uma melhor relação de trabalho.

Muitos analistas políticos acreditam que os republicanos podem tirar os democratas do controle da Câmara dos Deputados em 2 de novembro e, possivelmente, também do Senado.

Postado por: Thatiane de Souza

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições