Iedi projeta crescimento econômico de 4% neste ano

Iedi projeta crescimento econômico de 4% neste ano

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

são PauloAnálise do Iedi divulgada ontem mostra otimismo com a economia  brasileira. "O resultado do Produto Interno Bruto [PIB] do primeiro trimestre foi positivo. A economia avançou 1,3% com relação ao último trimestre do ano passado, contra apenas 0,8% no trimestre anterior. Além disso, a indústria melhorou e a agropecuária também, enquanto o setor de serviços manteve sua liderança no crescimento global. O investimento evoluiu bem mais e o consumo bem menos do que vinha ocorrendo, sugerindo que a inflação maior desse ano decorre mais do "choque" de commodities e de fatores pontuais do que de um maior aquecimento da economia, embora o nível da atividade continue alto", diz o relatório. - Segundo o Instituto, os novos dados do PIB revelam que o crescimento econômico atual, na faixa de 4%, pode prevalecer para o restante do ano. "Trata-se de uma trajetória moderada, bem inferior a de 2010 [7,5%] e que tem à frente o setor de serviços [expansão de 4%] onde o comércio cresce mais (5%). Só depois aparece a indústria [3,5%] e a agropecuária [3%], mas nesse caso, é provável que o resultado melhore. O detalhe é que dentro da indústria, a manufatura tem desempenho muito inferior: 2,5%."

O Iedi prevê ainda que o consumo deve avançar acima de 6% com que evoluiu no primeiro trimestre de 2011. Com relação ao investimento, o instituo acredita que a expansão no primeiro trimestre, próxima a 9%, pode se consolidar no ano como um todo "se os empresários não refrearem seus planos de inversão".          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições