IGP-M tem deflação na segunda prévia de dezembro, diz FGV

IGP-M tem deflação na segunda prévia de dezembro, diz FGV

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:18

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, teve variação negativa de -0,07% na segunda prévia de dezembro. No mesmo período do mês anterior, a taxa havia subido 0,40%. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (19) pela Fundação Getulio Vargas. Tanto no ano quanto em 12 meses, o índice acumula alta de 5,15%. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que integra o cálculo do IGP-M, recuou 0,38% nessa prévia. No mesmo período do mês anterior, o índice registrara alta de 0,44%.

Também integrante do cálculo da inflação do aluguel, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), ao contrário do IPA, teve alta de 0,59%, ante variação de 0,30% no mesmo período do mês anterior. Das sete classes de despesa que compõem o índice, seis apresentaram aumento da taxa de variação, com destaque para o grupo alimentação (de 0,30% para 0,84%).

Na contramão, o grupo habitação registrou decréscimo em sua taxa de variação (de 0,42% para 0,36%), com destaque para o item condomínio residencial (de 1,42% para 0,60%).

Na segunda semana de dezembro, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) apresentou variação de 0,43%, contra 0,37% na mesma prévia do mês anterior.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições