MENU

Inadimplência das empresas cai em setembro, mostra Serasa

Inadimplência das empresas cai em setembro, mostra Serasa

Atualizado: Segunda-feira, 31 Outubro de 2011 as 10:12

A inadimplência das empresas teve queda de 2,1% em setembro, sobre agosto, segundo aponta o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Porém, Na comparação anual, a alta foi de 26,2%. No acumulado de janeiro a setembro, a alta foi de 16,0%.

Os economistas da Serasa apontam que o resultado de setembro decorre da menor quantidade de dias úteis em relação a agosto. "Já a alta anual de 26,2%, frente a setembro do ano passado, é decorrência da maior dificuldade que as empresas estão enfrentando este ano para honrarem seus pagamentos", disseram, por meio de nota.

Têm afetado negativamente o desempenho das empresas alguns fatores, como a desaceleração da atividade econômica, o aperto monetário (entre dezembro do ano passado e agosto deste ano), o agravamento da conjuntura internacional e a concorrência dos produtos importados.

"A retomada da trajetória de queda da taxa básica de juros (taxa Selic) e a proximidade das vendas de final de ano deverão conferir certo alívio na situação financeira das empresas, diminuindo o custo de financiamento e favorecendo a geração de caixa."    

veja também