Inadimplência das empresas cresceu 27% no ano, mostra Serasa

Inadimplência das empresas cresceu 27% no ano, mostra Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:30

As restrições no crédito vêm prejudicando a capacidade das empresas brasileiras de cumprir com seus pagamentos. Segundo levantamento da Serasa, a inadimplência das empresas cresceu 27% no acumulado de janeiro a maio deste ano, na comparação com o mesmo período de 2008.

"O aumento na inadimplência de pessoa jurídica, de 27%, verificado no acumulado de janeiro a maio de 2009, é alto e mostra que as empresas ainda enfrentam muitas dificuldades: a recessão nos países desenvolvidos, que prejudica as exportações; a queda nos preços das commodities, com efeitos no agronegócio, e a ruptura dos fluxos financeiros, impactando no financiamento da atividade e dos investimentos empresariais", diz a Serasa em nota.

De acordo com a entidade, no entanto, a inadimplência vem perdendo força: nos três primeiros meses de 2009, a alta acumulada era ainda maior, de 33,1%, e no acumulado de janeiro a abril, de 28,3%, na comparação com os mesmos períodos do ano anterior.

Na passagem de abril para maio, houve alta de 7,2% na inadimplência das pessoas jurídicas. A Serasa explica que o resultado é decorrente do menor número de dias úteis em abril. Na variação de maio de 2009 sobre maio de 2008, a inadimplência das empresas aumentou 21,9%.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições