Inadimplência do consumidor registra queda recorde no início de 2010, aponta Serasa

Inadimplência do consumidor registra queda recorde no início de 2010, aponta Serasa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

A inadimplência do consumidor caiu 6,3% em janeiro de 2010 em relação a dezembro do ano passado. Segundo a Serasa Experian, que divulgou o dado nesta terça-feira, dia 9, este foi o maior percentual de queda para o mês de janeiro desde 1999, ano em que teve início o indicador.

De acordo com os analistas, as melhores condições de crédito no País e a utilização do 13º salário para pagamento de dívidas contribuíram para o recuo recorde na inadimplência do consumidor.

A devolução de cheques por insuficiência de fundos caiu 16,2%, representando a maior queda entre os itens que integram o indicador. Em seguida, as dívidas não honradas junto aos bancos recuaram 5,1% no mês passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a maior confiança dos agentes econômicos colaborou para a renegociação de dívidas. Para os próximos meses, a expectativa é que a inadimplência continue recuando, seguindo o crescimento da economia.

Na comparação com janeiro de 2009, a queda da inadimplência foi de 8,1%, o maior percentual entre os meses de janeiro, desde a criação do indicador. De acordo com a Serasa, este cenário é justificável, considerando que no primeiro mês de 2009 o País passava pelo período mais crítico da crise financeira internacional.

Por: Juliana Kirihata

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições