Inadimplência no comércio cresce 5,14% em agosto, diz confederação

Inadimplência no comércio cresce 5,14% em agosto, diz confederação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:28

A inadimplência no comércio varejista subiu em agosto tanto na comparação com julho, com alta de 5,14%, quanto na comparação com o mesmo mês de 2010, elevação de 6,37%, aponta nesta segunda-feira (5) a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL). Na comparação anual, foi a sétima elevação seguida.

  O crescimento do calote no mês passado mostra a continuidade de uma tendência verificada deste o início do ano. Em 2011 até agosto, o volume de calotes no setor  ficou 5,14% maior do que nos oito primeiros meses de 2010 - a mesma alta verificada em agosto sobre julho.

Segundo os dados da CNDL, obtidos por meio das consultas realizadas no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), pode-se atribuir o resultado ao comprometimento de parte do orçamento das famílias. De acordo com as entidades, muitas ainda têm parcelas de presentes para o Dia das Mães e dos Namorados a serem pagas.

"Algumas famílias excedem nos gastos e acabam tendo dificuldades de honrarem seus compromissos", pontuou a CNDL.

A confederação também citou o fenômeno das férias como um item a mais de comprometimento da renda da família. "Há gastos realizados na euforia do mês de julho e que não foram planejados, não cabendo assim no orçamento das famílias."

Na avaliação do ano, o ciclo de aperto monetário verificado ao longo do primeiro semestre também exerceu pressão negativa no custo de crédito. Além disso, a falta de critérios para o uso de financiamento acaba elevando os índices de inadimplência.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições