Inadimplência sobe 4,25% no primeiro semestre, dizem lojistas

Inadimplência sobe 4,25% no primeiro semestre, dizem lojistas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:35

A taxa de inadimplência subiu 6,9% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, segundo informações nesta quarta-feira (6) a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em conjunto com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Trata-se  do quinto mês seguido de elevação na taxa. Nos seis primeiros meses deste ano, a inadimplência avançou 4,25%.

"O ciclo de aperto monetário, com aumento da taxa de juros básica, vem exercendo pressão negativa no custo do crédito. A falta de critérios adequada para o uso do crédito acaba por elevar os índices de inadimplência", informaram os lojistas.

A CNDL lembra que sua base de dados incorpora os grandes e pequenos varejistas, mas não inclui as operações com cartões de crédito. As transações com cartões de crédito absorvem cerca de 20% do volume total de operações, segundo estimativas da entidade.

Consultas

A CNDL e o SPC Brasil informaram também que o número de consultas realizadas subiu 8,66% em junho deste ano, contra o mesmo mês de 2010, e avançou 5,05% no primeiro semestre deste ano.

"O aumento no número de consultas vem acompanhando o incremento de vendas em virtude do aquecimento do mercado de trabalho. A população ocupada apresentou crescimento de 2,5% no confronto com maio de 2010 e taxa de desemprego recuou 7,5% em março", informaram as entidades.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições