MENU

Indicador de atividade da construção civil fica estável em outubro

Indicador de atividade da construção civil fica estável em outubro

Atualizado: Sexta-feira, 26 Novembro de 2010 as 3:23

O indicador do nível de atividade da construção civil, calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) permaneceu estável em 53,8 pontos em outubro deste ano, revelou a entidade nesta sexta-feira (26).

Os indicadores da pesquisa variam de zero a cem. Valores acima de 50 pontos indicam crescimento ou expectativas positivas.

"O setor mantém-se aquecido, ou seja, o nível de atividade está acima do usual para o mês. O índice que compara o nível de atividade efetivo com o usual situou-se em 54,1 pontos em outubro, significativamente acima de 50 pontos", acrescentou a CNI.

A pesquisa foi feita com 423 empresas de todo país, sendo 198 pequenas, 169 médias e 56 grandes, entre 29 de outubro e 19 de novembro deste ano.

Segundo a CNI, o crescimento da atividade do setor é sustentado pelas grandes empresas (indicador de 58 pontos), uma vez que os ritmos de crescimento das médias (com índice de 51,5 pontos) e das pequenas (52 pontos) foram mais modestos (quanto mais próximo de 50pontos, menor a intensidade do crescimento).

Expectativas para os próximos seis meses Em novembro, por sua vez, os empresários mantêm-se otimistas, mas os indicadores de expectativas são inferiores aos apurados em outubro. Neste caso, o indicador de expectativas para os próximos seis meses, para o nível de atividade, ficou em 59,5 pontos em novembro, na comparação com 60,8 pontos em outubro. A redução do otimismo foi mais sentida entre os executivos das grandes empresas.    

veja também