Indústria de SP já opera em nível acima do pré-crise, diz IBGE

Indústria de SP já opera em nível acima do pré-crise, diz IBGE

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:26

A  indústria de São Paulo superou em janeiro, pela primeira vez desde o início da crise, o patamar de produção que registrava em setembro de 2008, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira, dia 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Enquanto a indústria nacional ainda estava, em janeiro, em patamar 4,9% inferior a setembro de 2008, mês recorde de produção para o setor, a indústria paulista registrou, nesta comparação, alta de 0,6%.

Ao todo, de acordo com o economista da Coordenação de Indústria do IBGE, André Macedo, nove regiões já haviam superado, em janeiro, o patamar anterior à crise. Os resultados mostraram um "crescimento generalizado" entre as regiões no início de 2010.

Correndo atrás

Entre as cinco regiões que prosseguem em patamar inferior ao mês anterior ao início da crise, o destaque é Minas Gerais, ainda com queda de 9% na produção. Para Macedo, esse resultado não revela que a indústria mineira está a parte do processo de recuperação, mas que a queda registrada logo após o início da crise foi superior aos demais locais e à média nacional.

Em dezembro de 2008, ante setembro do mesmo ano, a indústria em Minas Gerais apresentava queda na produção de 29,4%, ante um recuo de 20,6% na média do país. "O estado teve sérios problemas no final de 2008 em setores como siderurgia, mineração e automobilístico. Por isso, apesar de mostrar bons resultados desde janeiro do ano passado, ainda não se recuperou plenamente."

Segundo Macedo, os locais que já retornaram ao patamar pré-crise são intensivos na produção de bens intermediários, como siderurgia e mineração, além de bens de consumo semi e não duráveis. No caso específico de São Paulo, a região tem sido beneficiada por ter a indústria mais diversificada do país.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições