Indústria paulista abre 19 mil vagas e emprego sobe 0,8% em abril

Indústria paulista abre 19 mil vagas e emprego sobe 0,8% em abril

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:30

O nível de emprego da indústria de transformação do Estado de São Paulo fechou abril com avanço de 0,8% na comparação com março, nos dados sem ajuste sazonal, segundo levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) divulgado nesta quinta-feira, 14 de maio. Com isso, o setor abriu 19 mil vagas no mês passado. Trata-se do segundo mês de alta.

Considerando os dados com ajuste sazonal, que elimina características específicas de cada período, a baixa no emprego no mês passado foi de 1,09%.

Em relação a abril do ano passado, a queda no nível de emprego foi de 6,76%, o que representa um corte de 172,5 mil vagas nesta base de comparação.

No mês passado, dos 22 setores, 17 tiveram desempenho negativo e cinco mais contrataram que demitiram. O que mais contratou foi o de fabricação de coque, produtos derivados de petróleo e biocombustíveis, com alta de 15 % de alta no nível de emprego, seguido por produtos alimentícios, com 10,8%.

Esses dois setores cresceram graças a contrações do setor de açúcar e álcool. Em abril, o setor contratou 28,2 mil pessoas

Os que mais demitiram foram produtos de madeira, com queda de 4,3%, e metalurgia, com recuo de 2,6%.

Sensor Fiesp

A Fiesp também divulgou hoje o Sensor Fiesp - indicador de perspectivas futuras da indústria paulista - da primeira quinzena de maio. O índice atingiu 53,2 pontos, contra 51,4 pontos verificados na segunda quinzena do abril.

O índice varia entre 0 e 100 pontos, sendo que acima de 50 pontos indica otimismo e, de 50 para baixo, pessimismo.

Entre os cinco subitens do Sensor, o que apresenta maior valor é o de vendas (60,4 pontos), seguidos por mercados (58,4), emprego (52,3), investimentos (50,9) e estoque (44).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições