Inflação ao consumidor britânico sobe ao dobro da meta do BC

Inflação ao consumidor britânico sobe ao dobro da meta do BC

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:56

Os preços ao consumidor britânico subiram ao dobro da meta do Banco da Inglaterra em janeiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (15), aumentando a pressão para o banco central elevar a taxa básica de juros.

A agência de estatísticas da Grã-Bretanha informou que a inflação ao consumidor subiu a 4% em janeiro, em linha com as previsões de economistas, ante 3,7% em dezembro.

A alta, que foi induzida por preços de petróleo e impostos elevados, significa que a inflação está há mais de um ano em pelo menos 1 ponto percentual acima da meta do BC.

O presidente do banco, Mervyn King, terá de publicar uma carta ao ministro das Finanças, George Osborne, ainda nesta terça-feira, explicando por que a inflação continua tão alta.

Na comparação mensal, os preços subiram 0,1%, a primeira alta já registrada entre dezembro e janeiro. O índice de preços costuma cair em janeiro, devido aos descontos após o Natal.

A medida de inflação no varejo, que inclui mais custos relacionados a moradias, subiu para 5,1%, o maior nível desde maio de 2010.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições