Inflação em SP desacelera para 0,74% em fevereiro

Inflação em SP desacelera para 0,74% em fevereiro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:27

A inflação ao consumidor em São Paulo desacelerou em fevereiro, depois de ter sido pressionada no mês anterior por aumentos sazonais de preços de educação e de alimentos e pela tarifa do ônibus.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,74% em fevereiro, seguindo a alta de 1,34% em janeiro, que havia sido a maior desde fevereiro de 2003, informou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) nesta terça-feira (2).

O IPC mede a variação dos preços no município de São Paulo de famílias com renda até 20 salários mínimos. Analistas consultados pela Reuters previam uma taxa de 0,71%, segundo a mediana de 15 respostas que variaram de 0,64% a 0,76%.

Setores

Os preços de alimentação avançaram 1% no mês passado, após aumento de 1,52% no anterior. O clima quente e chuvoso desta época do ano prejudica a colheita, sobretudo em janeiro, com algum impacto ainda em fevereiro.

Outro efeito de janeiro também perdeu força em fevereiro: os custos de Educação passaram de alta de 4,42% no começo do ano para apenas 0,21% nesta leitura.

Os preços de transportes aumentaram em ritmo bem menor em fevereiro (1,14%), depois de saltaram 4,58% em janeiro, quando refletiram integralmente o reajuste da tarifa de ônibus urbano.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições