MENU

Inflação no Reino Unido recua em março

Inflação no Reino Unido recua em março

Atualizado: Terça-feira, 12 Abril de 2011 as 8:31

A inflação no Reino Unido registrou recuou em março e ficou em 4% - contra 4,4% em fevereiro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (12) pelo ONS (Escritório Nacional de Estatísticas, na sigla em inglês). A redução do preço de alguns alimentos - principalmente frutas e verduras - contribuiu para o ligeiro alívio no indicador.

A inflação sofreu impulso dos preços da gasolina, do transporte, gás e da eletricidade, além de um aumento de impostos. O índice de preços no varejo - que inclui o pagamento de juros de hipotecas e costuma ser utilizado como referência para reajustes de salários - caiu de 5,5% para 5,3% no mês passado.

Os altos índices de inflação aumentam a pressão sobre o Banco da Inglaterra (BC britânico) para a elevação das taxas de juros, atualmente no mínimo histórico de 0,5%. Até agora a instituição resistiu a fazer isso por considerar que a recuperação econômica do país ainda não está consolidada.

Por outra parte, foi anunciada hoje a queda de 1,9% das vendas do setor no varejo em março, o que indica que as pessoas só estão gastando o imprescindível. Também sofreu redução ou se manteve o valor da moradia na maior parte país - menos em Londres, onde segue a tendência de alta.

veja também