MENU

Inflação no Rio desacelera, mas lidera entre capitais

Inflação no Rio desacelera, mas lidera entre capitais

Atualizado: Terça-feira, 26 Abril de 2011 as 10:07

A inflação no Rio de Janeiro liderou entre as sete capitais pesquisadas pela Fundação Getulio Vargas para a elaboração da terceira prévia do IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) deste mês. Apesar de ter desacelerado em relação ao dado referente à semana imediatamente anterior, o indicador foi o mais alto – ficando em 0,99%.

O ritmo menor de avanço do indicador refletiu a desaceleração dos preços nos grupos alimentação e educação, leitura e recreação. Já Recife registrou o maior avanço – o indicador na capital pernambucana ficou em 0,63% (contra 0,50% uma semana antes); a alta dos alimentos e das despesas diversas afetou o resultado.

Em São Paulo, o indicador ficou em 0,80% - abaixo do 0,86% visto uma semana antes. Os preços tiveram desaceleração nos grupos vestuário, alimentação, transportes, habitação e educação, leitura e recreação – com destaque para os itens: roupas, hortaliças e legumes, álcool combustível, empregada doméstica mensalista e tarifa de passagem aérea.

Em Brasília e Porto Alegre os indicadores também registraram desaceleração, enquanto em Salvador e em Belo Horizonte houve altas.

A queda no preço das hortaliças e legumes movimentou o IPC-S geral para baixo na terceira semana de abril: o índice variou de 0,83% para 0,80% no período.

veja também