Inflação oficial é a menor desde agosto de 2006

Inflação oficial é a menor desde agosto de 2006

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usado pelo governo para fixar as metas de inflação, ficou em 0,15% em agosto. O resultado é inferior ao registrado no mês de julho, quando a taxa havia sido de 0,24%, e alcançou o menor patamar desde agosto de 2006, quando a variação havia sido de 0,05%.

Em agosto de 2008, o IPCA havia ficado em 0,28%. Com os dados divulgados hoje, 10 de setembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice acumula no ano alta de 2,97%. Essa taxa é menor do que a observada no mesmo período do ano passado (4,48%).

O acumulado nos últimos 12 meses encerrados em agosto, 4,36%, também ficou abaixo do verificado nos 12 meses imediatamente anteriores (4,50%).

O IPCA considera os gastos de famílias com rendimento mensal de até 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Belém, Curitiba, do Rio de Janeiro, de São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife e Salvador, além de Brasília e Goiânia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições