Inflação pelo IGP-M recua na segunda prévia de janeiro

Inflação pelo IGP-M recua na segunda prévia de janeiro

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:00

A inflação medida pelo IGP-M registrou desaceleração na segunda prévia de janeiro, para 0,63%, com destaque para o recuo dos preços no atacado. No mesmo período de dezembro, a variação foi de 0,75%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os preços no atacado, medidos pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), recuaram para de 0,77% para 0,60%, nesta leitura.

O IPA agrícola registrou o maior avanço, de 1,26% nesta segunda prévia, ante alta de 1,05% em dezembro. Os principais destaques de queda foram verificados nos preços da carne bovina, feijão, bovinos e minério de ferro e suínos.

Nesta leitura, o IPA industrial desacelerou de 0,67% para 0,35% no período. Já os preços no varejo, medidos pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), tiveram leve aceleração nesta prévia, para 0,85%, ante variação de 0,81% antes.

Os custos com educação, leitura e recreação avançaram 1,54%, bem acima da taxa registrada no mês anterior, de 0,36%. O grupo Transportes também registrou avanço de 0,51% para 1,24%, pressionado pelo aumento da tarifa de ônibus em São Paulo.

A inflação da construção, calculada pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) recuou para 0,38% nesta prévia, ante alta de 0,51% na anterior.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições