Internet e cartões são opções econômicas para usar o banco

Internet e cartões são opções econômicas para usar o banco

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:55

Nos dias de hoje, enfrentar as filas nos bancos ou ficar horas no caixa eletrônico para pagar as contas em boletos virou opção para os correntistas. Por meio do internet banking, cartão de débito e o DDA (Débito Direto Autorizado) o cliente pode economizar nas tarifas e pagar tudo de casa, sem ter que ir pessoalmente até uma agência.

Pela internet, o cliente pode ver o extrato bancário a qualquer hora do dia e da noite, sem o pagamento de nenhuma tarifa. Para isso, ele terá que registrar uma senha pessoalmente no banco para ter acesso à conta.

As regras variam de banco para banco, mas na maioria das vezes o cliente pode escolher quais serviços ele poderá acessar: desde transações financeiras (transferência de dinheiro ou pagamento) até compra e venda de ações (home broker).

Vale ressaltar que apesar dos bancos estarem investindo constantemente em inovação e tecnologia, o cliente sempre deve estar atento quanto à navegação nos sites dos bancos. As ferramentas de apoio como chaves de segurança, senhas, tokens (dispositivo eletrônico gerador de senhas) e cartões, devem ser sempre utilizadas para garantir a operação dentro de um site seguro.

De acordo com o último levantamento da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o uso do internet banking aumentou 255% de 2003 para 2009, respondendo por 2 entre 10 operações bancárias.

Outra opção é o cartão de débito na hora de fazer compras. Em vez de sacar dinheiro no caixa, o consumidor pode usar o cartão sem o pagamento de nenhuma taxa. O dinheiro, neste caso, é usado apenas como reserva, caso algum estabelecimento não aceite o pagamento eletrônico.

Em relação ao cheque, tente usá-lo somente em situações onde não há como escapar, como a compra parcelada de móveis. Substitua o cheque pré pelo cartão de crédito e ande somente com duas folhas na carteira, deixando o talão em casa. Assim, você economiza nas tarifas de compensação de cheque e se previne de problemas, caso o talão seja roubado ou perdido.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições