MENU

Internet gera 115 bilhões de euros ao Reino Unido anualmente, diz estudo

Internet gera 115 bilhões de euros ao Reino Unido anualmente, diz estudo

Atualizado: Quinta-feira, 28 Outubro de 2010 as 1:42

Um estudo encomendado pelo Google e divulgado nesta quinta-feira no Reino Unido diz que a atividade econômica na internet gera ao país uma receita anual de 100 bilhões de libras (cerca de 115 bilhões de euros).

De acordo com o relatório, elaborado pelo Boston Consulting Group (BCG), o montante alcançado pelos negócios na rede - tanto pelo consumo como pelo pagamento a provedores de serviços - equivale a 7,2% do Produto Interno Bruto (PIB) britânico.

Se a internet fosse um setor econômico, seria o quinto do país, à frente de construção, transporte e indústrias de serviços domésticos como eletricidade e gás. Das 100 bilhões de libras, 60% corresponde ao consumo, representado sobretudo pelas compras no varejo, enquanto o resto inclui os custos da contratação de provedores e produtos para conectar-se à rede e o investimento em infraestrutura e a despesa em serviços informáticos do Governo.

Segundo o estudo, intitulado "O Reino conectado: como a internet está transformando o Reino Unido", a contribuição da internet ao PIB britânico crescerá a ritmo anual de 10%, de forma que representará 10% do PIB em 2015.

O Reino Unido é o líder mundial em comércio pela internet, e exporta o equivalente a 2,80 libras para libra que gasta com importação. O documento diz ainda que as companhias relacionadas à internet empregam em torno de 250 mil pessoas no país.    

veja também