Investimentos estrangeiros no país cairão 20% em 2009, estima Apex

Investimentos estrangeiros no país cairão 20% em 2009, estima Apex

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Investimentos estrangeiros no país cairão 20% em 2009, estima Apex

O valor dos investimentos feitos por empresas de outros países no Brasil cairá cerca de 20% no ano que vem, em comparação com este ano. De acordo com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a desaceleração do ritmo dos investimentos em todo mundo também prejudicará o país, que certamente não receberá os mesmos U$ 38 bilhões que devem ser aplicados por estrangeiros ainda em 2008.

"Obviamente, já sabemos que não teremos o mesmo desempenho na área de investimento que tivemos neste ano e no ano passado. Esperamos um redução forte", disse o presidente da ApexBrasil, Alessandro Teixeira, em entrevista coletiva, em São Paulo. "Mas o Brasil deve aumentar sua participação no valor dos investimentos estrangeiros na América Latina."

Segundo Teixeira, historicamente o Brasil recebia 19% dos investimentos feitos no bloco latino. Em 2007, o país aumentou este percentual para 28%; em 2008, deve atingir 30%; e em 2009, tende receber um percentual pouco acima disso.

"No investimento, temos um ciclo: eles crescem e depois caem. No mundo, eles devem cair até 35%", explicou. "O importante é que estamos nos consolidando como um dos melhores países para receber investimento."

Teixeira afirmou que relatórios de órgão internacionais, como do Banco Mundial, apontam o país como um dos cinco países mais atraentes para se investir em todo o mundo.

Ainda de acordo com ele, a ApexBrasil investirá R$ 50 milhões só para atração de capital internacional para o país em 2009.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições