IPC variou de 0,19% para 0,20% na segunda prévia de julho

Alimentos sobem mais e inflação em SP acelera em julho

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:11

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação da cidade de São Paulo, registrou 0,20% na segunda prévia de julho. O número representa uma ligeira alta em relação à primeira prévia do mês, quando apresentou 0,19%. Mas significa uma desaceleração sobre a segunda quadrissemana de junho, quando teve inflação de 0,25%. O resultado foi apurado e divulgado nesta terça-feira (17) pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
O grupo habitação aumentou o ritmo de queda na segunda prévia de julho, com deflação de 0,10%, ante uma deflação de 0,03% no primeiro levantamento mensal. O grupo alimentação voltou a acelerar, conforme a previsão dos analistas. De uma inflação de 0,99% na primeira parcial, passou para 1,12% neste segundo levantamento de julho - foi novamente o item que, na variação ponderada, mais contribuiu para o IPC no período.


Por outro lado, transportes continuou no campo negativo. O subíndice saiu de uma deflação de 0,69% na primeira quadrissemana de julho para uma deflação de 0,56% nesta parcial - foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para a inflação.


Já o item despesas pessoais apresentou desaceleração. De 0,48% na primeira prévia de julho, recuou para 0,34% na segunda quadrissemana. O índice saúde seguiu em desaceleração. Depois de apresentar 0,45% na primeira parcial do mês, baixou para 0,40% nesta segunda pesquisa.


O segmento vestuário continuou no campo deflacionário. De uma deflação de 0,05% no primeiro levantamento, passou agora para uma deflação de 0,14% na segunda parcial mensal. Por fim, o segmento educação permaneceu estável em 0,19% no comparativo entre a primeira e a segunda quadrissemana de julho.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições