Japão mantém taxa básica de juros entre 0% e 0,1%

Japão mantém taxa básica de juros entre 0% e 0,1%

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

TÓQUIO - O comitê de política monetária do Banco do Japão (BOJ, banco central) decidiu manter sua política monetária frouxa, embora um dos vice-presidentes do banco, que havia defendido mais afrouxamento na reunião anterior, não tenha repetido essa proposta no encontro de maio. Ao fim da reunião de dois dias, o comitê decidiu por unanimidade manter a taxa básica de juros inalterada na faixa de 0% a 0,1%.

O vice-presidente do BOJ, Kiyohiko Nishimura, não voltou a defender a ampliação do programa de compra de ativos em 5 trilhões de ienes, proposta que ele havia feito na reunião anterior do comitê, em 28 de abril. Naquela ocasião, a ideia foi rejeitada por 8 votos a 1. O banco central já duplicou a compra de ativos para 10 trilhões de ienes nos dias que se seguiram ao terremoto e tsunami de 11 de março, a fim de amenizar o impacto da devastação no norte do país.

O BOJ vem comprando uma série de ativos financeiros - desde títulos do governo e das empresas até fundos de índice (ETFs, na sigla em inglês) e fundos de investimento imobiliário (REITs, na sigla em inglês) - numa tentativa de diminuir as preocupações quanto à deterioração do sentimento dos investidores e para reduzir as taxas de juros de longo prazo.

O banco central também manteve sua avaliação a respeito da economia doméstica, dizendo que "a economia do Japão enfrenta fortes pressões negativas, principalmente no lado da produção, devido aos efeitos do terremoto". As informações são da Dow Jones.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições