A Justiça Federal de Curitiba deve ouvir nesta quarta-feira (11) quatro testemunhas de acusação arroladas no processo que envolve executivos da construtora Mendes Jr., na Operação Lava Jato. É o oitavo dia de oitivas comandadas pelo juiz Sergio Moro, que devem se estender até o fim da semana.
Estão previstos os depoimentos dos executivos da Toyo Setal Augusto Ribeiro de Mendonça Neto e Julio Grein de Almeida Camargo, da ex-contadora de Alberto Youssef, Meire Bonfin da Silva Poza, e o dono do laboratório Labogen, apontado como laranja do doleiro, Leonardo Meirelles.
Os depoimentos fazem parte dos processos da sétima etapa da Operação Lava Jato, da PF, deflagrada em novembro e que culminou na abertura de seis ações penais contra executivos de empreiteiras, além de ex-diretores da estatal e pessoas acusadas de operar o esquema de pagamentos de propina.
Os executivos são ligados às empresas Engevix, Mendes Júnior, Galvão Engenharia, OAS, Camargo Corrêa e UTC.
São réus no processo contra executivos da Mendes Jr.:
- Alberto Youssef
- Antônio Carlos Brasil Fioravante Pieruccini
- João de Teive e Argollo
- José Humberto Cruvinel Resende
- Sandra Raphael Guimarães
- Alberto Elisio Vilaca Gomes
- Angelo Alves Mendes
- Carlos Alberto Pereira da Costa
- Enivaldo Quadrado
- João Procópio Junqueira Pacheco de Almeida Prado
- Mário Lúcio de Oliveira
- Paulo Roberto Costa
- Ricardo Ribeiro Pessoa
- Rogério Cunha de Oliveira
- Sérgio Cunha Mendes
- Waldomiro de Oliveira
Dos réus, quatro estão presos: Youssef, João Procópio, Ricardo Pessoa e Sérgio Cunha Mendes.
Nona fase
Na quinta-feira (5), a Polícia Federal deflagrou a nona fase da operação, com 62 mandados em 26 empresas, a maior parte de fachada. Segundo a PF, são investigados mais 11 operadores do suposto esquema de pagamento de propina na Petrobras.
Apontado como operador do esquema, Mário Goes se entregou à PF no domingo (8) para cumprir mandado de prisão preventiva. Outras três pessoas também foram presas, mas foram liberados na segunda-feira (9): Gilson Pereira, sócio-proprietário da Arxo; Sérgio Marçaneiro, diretor-financeiro da Arxo; e João Gualberto Pereira, um dos proprietários da Arxo.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições