Álcool combustível puxa alta da inflação pelo ICV, mostra Dieese

Álcool combustível puxa alta da inflação pelo ICV, mostra Dieese

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

A inflação calculada pelo Índice do Custo de Vida (ICV) ficou em 0,25% em agosto, acima da taxa de julho, quando foi de 0,14%. Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socieconômicos (Dieese), a alta foi puxada pelo aumento de 7,74% no preço do álcool combustível.

A elevação no preço do álcool pressionou o grupo transporte que, com alta de 0,82% no mês, foi o grupo que mais contribuiu para a taxa do ICV.

Também tiveram alta, no mês de agosto, os custos de habitação (0,51%), saúde (0,14%), vestuário (0,05%) e alimentação (0,04%). Houve deflação entre os equipamentos domésticos (- 0,08%) e educação e leitura (- 0,14%).

Na habitação, segundo o Dieese, a alta foi resultado dos reajustes da locação, impostos e condomínio (0,89%) e operação do domicílio (0,40%). Os aluguéis subiram, em média, 1,03% no período.

Postado por: Thatiane de Souza

Contribua mensalmente
com o GUIA-ME.

Somos um meio de comunicação cristão. Trabalhamos para informar com clareza e exatidão, sustentados por apuração responsável, revisão criteriosa e compromisso editorial.

Não atuamos como influenciadores de opinião, mas como jornalistas comprometidos com a verdade e os princípios de uma cosmovisão cristã.

Torne-se um apoiador
Siga-nos

Mais do Guiame

Davi o Filme

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições