Licença definitiva de Belo Monte não sai nesta sexta, diz Ibama

Licença definitiva de Belo Monte não sai nesta sexta, diz Ibama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:40

BRASÍLIA - A licença de instalação definitiva da usina de Belo Monte (PA) não sairá nesta sexta-feira, 27, informou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), apesar da expectativa que havia dentro do governo e na concessionária Norte Energia.

Segundo o Ibama, os técnicos envolvidos no licenciamento continuam seu trabalho, mas não há uma previsão oficial para a conclusão da análise.

O processo, entretanto, está na reta final, uma vez que a última vistoria em campo já foi feita e, segundo uma fonte na Norte Energia que pediu anonimato, todos os esclarecimentos solicitados pelo Ibama já foram respondidos.

Essa mesma fonte, que contava com a licença nesta sexta-feira, acredita que a não liberação do documento pode estar relacionada ao fato de o Ministério Público Federal (MPF) no Pará ter enviado cartas ao Ibama recomendando que a obra de Belo Monte não fosse autorizada.

O MPF enviou duas cartas ao Ibama: a primeira, em 11 de maio, endereçada ao presidente do órgão, Curt Trennepohl, e a outra, na quarta-feira, aos membros da comissão de licenciamento do Ibama.

Em ambos os documentos, o MPF recomenda que a licença não seja liberada enquanto não forem esclarecidas questões relativas às condicionantes da licença prévia do projeto.

(Por Leonardo Goy)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições