Líderes da zona do euro devem assinar pacto de competitividade

Líderes da zona do euro devem assinar pacto de competitividade

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:52

Os líderes da zona do euro devem assinar um "pacto de competitividade" em uma reunião de cúpula nesta sexta-feira. A região também vai pressionar Portugal a anunciar novas reformar para aumentar a confiança do mercado diante da crise de dívida.

A Alemanha procurou reduzir as expectativas sobre o resultado da reunião, dizendo que o melhor que pode ser esperado é um acordo sobre competitividade.

Maiores decisões para enfrentar a crise --como um eventual reforço do fundo de socorro financeiro da zona do euro-- serão discutidas em outra reunião de cúpula este mês.

A meta da Alemanha é fazer os 17 países da zona do euro transformarem regras da União Europeia sobre déficits e dívidas em legislação nacional, o que efetivamente tornaria ilegal o descumprimento de limites de endividamento no futuro.

O Pacto de Estabilidade e Crescimento da UE define um limite de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) para o déficit e de 60 por cento para a dívida.

"Os países da zona do euro se comprometem a traduzir as regras fiscais da UE conforme estabelecido no Pacto de Estabilidade e Crescimento em legislação nacional", afirma o rascunho do acordo. Os líderes da zona do euro devem assinar o texto nesta sexta-feira.

Se a Alemanha e a França conseguirem a assinatura dos outros países da zona do euro para o acordo de competitividade, o que também inclui medidas para elevar gradualmente a idade de aposentadoria e para construir uma estrutura tributária em comum para as empresas, espera-se que a Alemanha dê apoio a um fundo mais robusto de socorro financeiro.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições