Lucro do Itaú Unibanco sobe para R$3,2 bi no 1o tri

Lucro do Itaú Unibanco sobe para R$3,2 bi no 1o tri

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O Itaú Unibanco, maior banco privado do Brasil, teve alta de 60,5 por cento no lucro líquido do primeiro trimestre contra igual período do ano passado, para 3,2 bilhões de reais.

A carteira de crédito, incluindo avais e fianças, alcançou 284,7 bilhões de reais no final de março, com crescimento de 4,4 por cento em 12 meses.

Os dois principais componentes da carteira de financiamentos do banco tiveram comportamentos distintos.

A carteira de pessoa física no Brasil estava em 104,3 bilhões de reais no fechamento do trimestre, avanço de 12,5 por cento sobre março de 2009.

Já os empréstimos a empresas mostraram queda de 0,8 por cento, para 153,4 bilhões de reais. Para as grandes empresas, o portfólio de financiamentos caiu 13,6 por cento entre março do ano passado e igual mês de 2010, enquanto para as pequenas e médias houve expansão de 24,7 por cento na mesma comparação.

A inadimplência --medida por operações com atraso superior a 90 dias-- ficou em 4,9 por cento no primeiro trimestre, abaixo dos 5,6 por cento em dezembro, mas acima dos 4,4 por cento verificados em março de 2009.

A despesa de provisão para créditos de liquidação duvidosa foi de quase 3,9 bilhões de reais de janeiro a março, abaixo dos 4 bilhões de reais do trimestre anterior e praticamente estável contra os três primeiros meses de 2009.

Segundo o banco, a redução da despesa com provisões do final de 2009 para o primeiro trimestre "consolida a percepção de que o ciclo adverso de crédito iniciado com a crise financeira internacional foi superado".

O Itaú Unibanco encerrou março com ativos totais de 634,7 bilhões de reais, contra 624,5 bilhões de reais um ano antes.

O lucro líquido recorrente, que exclui efeitos extraordinários do resultado, subiu 23,7 por cento na mesma base de comparação. De janeiro a março deste ano, o lucro líquido e recorrente reportados foram de 3,2 bilhões de reais.

O lucro líquido do primeiro trimestre representa um retorno anualizado sobre o patrimônio líquido médio --importante indicador da rentabilidade de um banco-- de 25 por cento. Em igual intervalo do ano passado, o retorno foi de 18,2 por cento.

AGÊNCIAS

O Itaú Unibanco informou que investirá 580 milhões de reais em 2010 para converter a rede de 1 mil agências do Unibanco à plataforma Itaú, marca que prevalecerá nas operações de varejo bancário. Até março, segundo o banco, foram incorporadas 95 agências.

O banco disse ainda que decidiu criar o Itaú Uniclass para atender os clientes situados entre a base do varejo e a bandeira de alta renda Personnalité.

"Diferentemente do Personnalité, que possui agências próprias, esta nova modalidade de atendimento deverá ser oferecida em espaços específicos dentro de algumas agências da rede Itaú", conforme o Itaú Unibanco.

(Reportagem de Cesar Bianconi)

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições