Lula critica governos que deixam custo da crise para países pobres

Lula critica governos que deixam custo da crise para países pobres

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou hoje (28) governantes que buscam respostas para a crise econômica por meio da transferência do ônus para os mais fracos. Lula participou da abertura do 3º Fórum Mundial da Aliança de Civilizações, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro. Incapazes de assumir seus próprios erros, alguns governantes buscam transferir o ônus da crise para os mais fracos. Adotam medidas protecionistas que oneram bens e serviços exportados para países em desenvolvimento. Ao mesmo tempo, se mostram lenientes tolerantes com os paraísos fiscais e responsabilizam imigrantes pela crise social, disse Lula.

Ao se referir aos imigrantes, que são um dos temas do fórum, Lula disse que o Brasil está aberto e solidário para quem vem ao país em busca de trabalho digno e vida melhor. Ele defendeu também o combate à xenofobia [aversão a estrangeiros]. A comunidade internacional precisa reagir. Combater as manifestações de xenofobia e de racismo é tarefa inadiável.

O presidente também voltou a pedir a reforma das instituições multilaterais internacionais. A crise financeira que se abateu sobre todos mostrou o quão necessário será contar com organizações multilaterais vigorosas, à altura de um mundo cada vez mais diverso e multipolar. Mas constatamos grande resistência a mudanças, disse.  

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições