MENU

Lula vai defender no G20 controle do sistema financeiro internacional

Lula vai defender no G20 controle do sistema financeiro internacional

Atualizado: Quinta-feira, 5 Fevereiro de 2009 as 12

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na última quarta-feira, dia 4 de fevereiro, que vai defender o controle do sistema financeiro internacional na reunião do G20 - grupo formado pelas 20 principais economias mundiais -, marcada para o mês de abril, em Londres.  

"Vamos a Londres, no dia 2 de abril, para dizer que o mundo precisa controlar o sistema financeiro, tem que limitar a alavancagem (investimentos sem garantia). Precisa cuidar do mercado futuro. Se alguém quer especular no mercado futuro, na hora que for comprar no mercado futuro, deposita uma parte do dinheiro na hora", disse Lula, ao participar da cerimônia, no Palácio do PLanalto, de recondução da diretoria do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Lula voltou a criticar os bancos que especularam e provocaram a atual crise financeira mundial. "O mundo não pode virar uma ciranda por causa da especulação", afirmou.

O presidente disse ainda que o Brasil está preparado para enfrentar o momento e não permitirá ingerência de outros países, como ocorreu no passado. "No fundo, em se tratando de seriedade do sistema financeiro, temos o que ensinar e não o que aprender com o chamado mundo desenvolvido", disse.

veja também