Mais de cem países celebram o 1° Dia Mundial das Estatísticas

Mais de cem países celebram o 1° Dia Mundial das Estatísticas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:09

Na primeira vez em que se celebra o Dia Mundial da Estatística, 117 países e territórios comemoram a data, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU). Nações de todos os continentes e diversas etnias aderiram às comemorações neste 20 de outubro. A escolha de 2010 para estrear a celebração não é mera coincidência: neste ano, cerca de 3 bilhões de pessoas estão sendo recenseadas (43% da população mundial), o que motivou a Divisão de Estatísticas da ONU a recomendar a celebração.  

“Estatísticas são uma ferramenta vital para o desenvolvimento econômico e social, incluindo esforços para alcançar as Metas do Milênio. Para o desenvolvimento avançar, precisamos de base dados e análise estatística sobre níveis de pobreza, acesso à educação e incidência de doenças”, declara o secretário-geral da ONU, BAN Ki-moon, em nota sobre a nova data.

IBGE: mais de 100 divulgações por ano

No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) participa das comemorações com um seminário que destaca as novidades do Censo 2010 , entre outras pesquisas. O órgão promove por ano 41 pesquisas, das quais 25 são divulgadas uma vez por ano e 16 são mensais ou trimestrais – entre indicadores de emprego, indústria, comércio, agricultura, inflação, consumo.

“Somente para anunciar as pesquisas conjunturais (mensais ou trimestrais), realizamos mais de 100 divulgações por ano”, destaca Zélia Bianchini, diretora de Pesquisas em exercício do IBGE. Com cerca de 7 mil funcionários, o IBGE reúne estatísticos, economistas, geógrafos, analistas, engenheiros e jornalistas para elaborar e divulgar suas pesquisas.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições