Mais um deixa equipe de Barack Obama

Mais um deixa equipe de Barack Obama

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

O secretário-assistente de estabilidade financeira do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, Herbert Allison, anunciou ontem que deixará o cargo. Allison foi um dos principais envolvidos no Programa de Alívio de Ativos Problemáticos (Tarp, na sigla em inglês), aprovado em outubro de 2008 para fazer frente à crise financeira americana. Sua saída segue-se à de outros importantes nomes envolvidos com a recuperação econômica, como Lawrence Summers, que na terça-feira anunciou que deixará o posto de diretor do Conselho Econômico Nacional.

Peter Orszag, diretor do Escritório de Administração e Orçamento, e Christina Romer, presidente do Conselho de Consultores Econômicos, também deixaram a administração Obama. Em um e-mail para seus colegas, Allison afirmou que retornará para Connecticut, para ficar com sua mulher, que não pode se mudar para Washington nesses dois anos. Como secretário-assistente para a estabilidade financeira do Tesouro, Allison foi responsável pelo desenvolvimento e coordenação das políticas do Tesouro em questões legislativas e regulatórias, afetando a estabilidade financeira, incluindo a supervisão do Tarp. Alisson disse que o Tarp "mostrou-se um sucesso ao atingir suas metas de estabilizar o setor financeiro e criar bases para a recuperação econômica". "Com o Tarp entrando em uma nova fase, decidi ser o momento certo para sair".

As demissões na equipe econômica coincidem com declarações recentes de autoridades do governo de que superar os efeitos da recessão econômica de 2007-2009 levará muitos anos e com o índice de desemprego encostando nos 10%. A crise econômica que afeta o país com oito milhões de desempregados e a lenta recuperação do setor privado são elementos que podem determinar uma derrota do partido de Obama nas eleições legislativas de 2 de novembro. Tim Massad ocupará interinamente o cargo de Allison, a partir de 30 de setembro.

Postado por: Guilherme Pilão

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições