Mantega prevê inflação oficial baixa e em queda nos próximos meses

Mantega prevê inflação oficial baixa e em queda nos próximos meses

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:35

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta terça-feira (5) durante evento de um banco em Londres, na Inglaterra, que a economia brasileira está "quente", e não superaquecida.

- São coisas diferentes, o crescimento já foi ajustado para uma faixa entre 4,5% e 5%.

Ele reforçou que a economia está desacelerando e que a inflação vem caindo. Segundo o ministro, o próximo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) virá "baixo e seguirá baixo pelos próximos meses".

Ao ser questionado sobre se o processo de desaceleração era suficiente para impedir novas altas de juros, Mantega afirmou que "o BC [Banco Central] fará o que for necessário para manter a inflação sob controle".

De acordo com o último boletim Focus, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (4), a inflação oficial deverá encerrar o ano em 6,15%, segundo os analistas de mercado, que reduziram a previsão pela nona vez consecutiva.

A meta do governo para a inflação nos dois anos tem centro em 4,5% e tolerância de dois pontos percentuais. Isso significa que o indicador pode cair a 2,5% ou subir a 6,5% que, mesmo assim, fica dentro das previsões do Planalto.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições