MENU

Membro do BCE diz que crise grega tem solução

Membro do BCE diz que crise grega tem solução

Atualizado: Segunda-feira, 30 Maio de 2011 as 10:22

FRANKFURT - A crise grega tem solução, na avaliação do membro do corpo executivo do Banco Central Europeu (BCE) Juergen Stark, segundo declaração feita ao jornal Welt am Sonntag, em entrevista publicada no fim de semana. "Do meu ponto de vista - e do qual contradigo diversos políticos - a Grécia não é um poço sem fundo", disse Stark.

A Grécia precisa intensificar seus esforços de austeridade, apesar do progresso feito em poupar recursos até agora. O país europeu precisa lidar agora com o programa de privatização, que deveria levantar cerca de 50 bilhões de euros até 2015, embora "deveria haver mais ambição aí", afirmou Stark.

"A percepção é de que há uma solução simples para a Grécia que é menos dolorosa é considerada uma ilusão para nós no BCE", acrescentou, ao jornal. "Se você começa de forma branda, por exemplo, ampliando o vencimento dos títulos, então a soma da dívida não muda muito", mas isso enfraquece esforços de austeridade, continuou Stark, citado que uma reestruturação de dívida ameaçaria o sistema bancário grego. "O sistema bancário iria entrar em colapso e também levaria a economia."

Segundo o jornal, Stark vê mais elevação da taxa de juro no horizonte. "Estamos acompanhando de perto a evolução atual dos preços e riscos à estabilidade de preços".

Ele ainda criticou o gerenciamento político da dívida grega, dizendo ao jornal que acha lamentável que as instituições europeias e os governos não são capazes de enfatizar melhor o valor da Europa. "Não é apenas crise da dívida em alguns países, é uma crise de como a Europa está lidando com estes problemas", completou ao jornal, ao avaliar que a Europa precisa de uma clara liderança política. As informações são da Dow Jones.

veja também