Mercado acredita que juros subirão para 9,25% ao ano nesta semana

Mercado acredita que juros subirão para 9,25% ao ano nesta semana

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

No title Os economistas do mercado financeiro acreditam que o Banco Central voltará a subir os juros básicos da economia brasileira na próxima quarta-feira (28), quando se reúne o Comitê de Política Monetária (Copom), segundo pesquisa realizada pela própria autoridade monetária e divulgada nesta segunda-feira (26).

A aposta dos analistas é de que os juros subirão dos atuais 8,75% ao ano, o menor patamar já registrado, para 9,25% ao ano nesta semana, um aumento de 0,50 ponto percentual. A taxa está inalterada desde 23 de julho do ano passado.

A previsão para a taxa básica da economia no fim deste ano subiu de 11,50% para 11,75% ao ano na semana passada, o que pressupõe novas elevações no decorrer de 2010. Para o fim de 2011, a estimativa permaneceu em 11,25% ao ano.

Metas de inflação

No Brasil, vigora o sistema de metas de inflação, pelo qual o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas. Para 2010 e 2011, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Inflação

A subida de juros deve acontecer por conta de pressões inflacionárias. Os analistas do mercado financeiro elevaram na última semana, pela 14ª vez consecutiva, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2010.

A expectativa do mercado para o IPCA deste ano, indicador que é utilizado como referência no sistema de metas de inflação, passou de 5,32% para 5,41% na semana passada. Para 2011, a previsão dos analistas permaneceu em 4,80%.

Por: Alexandro Martello

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições