MENU

Mercado asiático se recupera após forte declínio da semana

Mercado asiático se recupera após forte declínio da semana

Atualizado: Sexta-feira, 25 Fevereiro de 2011 as 9:48

As Bolsas de Valores da Ásia recuperaram-se e fecharam em alta nesta sexta-feira, após os fortes declínios da semana, por esperanças de que a disparada dos preços do petróleo possa ter sido exagerada, embora operadores tenham dito que a situação geral ainda não possibilita apostas agressivas.

Em Tóquio, o índice Nikkei encerrou com avanço de 0,71 %, subindo pela primeira vez em quatro dias, enquanto a Bolsa de Hong Kong ganhou 1,82%, ajudada por resultados fortes da seguradora AIA e pela recuperação das ações de companhias aéreas.

Às 8h06 (horário de Brasília), o índice MSCI da região Ásia-Pacífico, exceto Japão, subia 1,17%, embora tenha caído quase 3% nesta semana.

O tom geral de cautela continuou, porém, com a preocupação de que os preços elevados de petróleo possam prejudicar orçamentos de governos, tendo em vista os amplos subsídios a combustíveis na região, além do impacto negativo da alta da commodity sobre a inflação, o crescimento e a balança comercial de países.

O petróleo subia cerca de US$ 2, para mais de US$ 113 o barril, por uma nova onda de preocupação com o impacto dos conflitos na Líbia sobre o fornecimento de energia.

Em Sydney, o índice S&P/ASX 200 subiu 0,57%. Em Seul, o Kospi avançou 0,69%. A Bolsa de Xangai ficou estável.

veja também