Mercados na Ásia fecham em alta, ainda contidos por crise europeia

Mercados na Ásia fecham em alta, ainda contidos por crise europeia

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 3:24

As bolsas de valores da Ásia fecharam em alta nesta terça-feira (18), com a recuperação nos mercados chineses encorajando os investidores a procurarem ações mais desvalorizadas nos últimos dias, apesar de persistirem os temores sobre a saúde fiscal da zona do euro.

O índice MSCI que acompanha as bolsas da região da Ásia-Pacífico exceto Japão  tinha alta de 0,24%, aos 391 pontos, às 8h18 (horário de Brasília), depois de cair 3,3%  na véspera.

Em um pregão volátil, muitos mercados variaram entre o positivo e negativo. A bolsa de Tóquio fechou praticamente estável, com ligeiro ganho de 0,07%, aos 10.242 pontos, entregando ganhos iniciais.

O índice da bolsa de Xangai, entre os com pior desempenho no ano devido aos temores de aperto monetário na China, subiu 1,36%, para 2.594 pontos. Na segunda-feira, o indicador tombou 5%, maior queda diária em cinco meses.

Gerentes de fundos afirmam que os problemas de dívida soberana na Europa estão pesando sobre os mercados e os setores mais afetados são os de matérias-primas e consumo.

''Não consigo ver um catalisador que leve o mercado muito mais para cima nos próximos meses'', disse o gerente de porfólio Simon Burge, da ATI. ''Vai ser preciso um longo tempo antes de termos uma recuperação de resultados de empresas da Europa e as empresas norte-americanas têm uma grande exposição à Europa.''

A bolsa de Seul recuou 0,5%, para 1.643 pontos. A Samsung Electronics subiu 1,02% depois de revelar planos para investimento recorde de US$ 16 bilhões para ampliar a produção de chips e telas planas.

O índice da bolsa de Hong Kong subiu 1,17%, para 19.944 pontos. Taiwan recuou 0,18%, para 7.585 pontos.

''É difícil ver como os problemas na Europa inciados com a Grécia chegarão a um fim. É difícil dizer o que poderia convencer todos que os problemas acabaram'', disse Minoru Shiori, chefe de câmbio na trading Mitsubishi UFJ Morgan Stanley Securities.

A bolsa de cingapura se valorizou em 0,38%, a 2.844 pontos. Em Sydney, o mercado teve leve ganho de 0,08%, a 4.470 pontos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições