Micro e pequenas empresas aumentam pontualidade nas contas

Micro e pequenas empresas aumentam pontualidade nas contas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:50

A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas teve uma leve alta em fevereiro, depois do recuo em janeiro, segundo o indicador Serasa. No mês passado, a cada mil pagamentos realizados, 948 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias - ou seja, o índice de pontualidade ficou em 94,8%. Comparando com o primeiro mês do ano, a alta no período foi de 0,1%.

A pequena recuperação pode ser atribuída ao fato de que, neste ano, o feriado do Carnaval caiu em março. Assim, as empresas tiveram mais dias úteis em fevereiro para administrar o volume de pagamentos.

A pontualidade não teve um comportamento uniforme entre os setores econômicos. No comércio, ela recuou de 95,3% em janeiro para 95,2% em fevereiro. Já o setor de serviços e o da indústria obtiveram avanço, de 94,0% para 94,3% e de 93,3% para 93,6%, respectivamente.

O valor médio dos pagamentos em dia caiu 11,2% no mês passado, atingindo R$ 1.416,14. Na comparação com o mesmo período de 2010, houve queda de 1,8%, a primeira em cinco meses. Isto é um sinal de que as medidas de contenção de gastos das empresas está  fazendo com que elas tenham uma postura mais cuidadosa, desestimulando-as a efetuar compras em maiores valores e quantidades.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições