MENU

Ministério lança sistema de cadastro nacional de empresas

Ministério lança sistema de cadastro nacional de empresas

Atualizado: Quinta-feira, 4 Dezembro de 2008 as 12

Ministério lança sistema de cadastro nacional de empresas

Aproximadamente 17 milhões de empresas nacionais e estrangeiras em funcionamento no Brasil vão ter os seus dados armazenados no Cadastro Nacional de Empresas (CNE).

O sistema foi apresentado no dia 3 de dezembro, pelo secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Edson Lupatini Junior, e poderá ser consultado a partir de 4 de março de 2009.

Segundo ele, o sistema elaborado pela Coordenação Geral de Modernização e Informática (CGMI), disponibiliza 107 dados cadastrais, entre eles, endereço, capital social, data de início da atividade, filiais de empresas estrangeiras, bloqueios, livros mercantis, situação atual do empreendimento, filiais nos estados e natureza jurídica das empresas.

O CNE está conectado ao Sistema Nacional de Registro de Empresas Mercantis (Sinrem) e disponibiliza informações prestadas por 27 juntas comerciais.

A previsão é que futuramente o cadastro também esteja conectado à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), desobrigando empresários individuais e sociedades mercantis de prestarem as mesmas informações a diferentes órgãos públicos.

De acordo com o secretário, o cadastro único é um marco da história empresarial brasileira e será essencial para a elaboração de políticas públicas e planejamento empresarial, uma vez que identifica as vocações regionais, o fechamento das empresas e as pesquisas de mercado e forncedores.

veja também